domingo, 30 de agosto de 2009

Workaholics é que são felizes


Ok. O título a rigor está errado. Workaholic, por definição, é um viciado. Não em álcool nem em cocaína, mas em trabalho. E, como todo vício, acaba trazendo malefícios. Acredite. Tem gente que faz tratamento até por vício em sexo! Ou seja, vício nunca é uma coisa boa.

Mas eu normalmente me refiro a workaholic como aquele que ama trabalhar. Normalmente essas pessoas são também viciadas no trabalho e, assim, o termo passa a estar certo.

Apesar de frequentemente elogiarmos aqueles que trabalham muito, é comum que o cara que trabalhe mais do que os outros e viva para trabalhar seja odiado por todos.

Afinal, se você trabalha com alguém assim, por mais que você faça o seu trabalho, parece que você é vagabundo, porque enquanto você vai pra um happy hour ou pra casa cuidar da vida, seu colega está lá trabalhando e produzindo. Ele também faz muitas coisas que nem são sua atribuição – o que muitas vezes até atrapalha seu próprio desempenho -, e assim muita gente folgada acha que, se ele fez, você tem que fazer também.

Isso é muito comum se você trabalha com TI. Não interessa se você é um Programador, Analista ou DBA, para todo mundo na empresa você é um cara que mexe com computador . Então sempre tem alguém que pede (ou exige ) que você arrume a impressora dele ou veja por que o computador está tão lento ou, até, que ajude a colocar uma foto no Orkut. Um trabalhador normal explicaria, polidamente, que é outra pessoa que tem essa atribuição. Mas não adianta muita coisa, pois sempre tem o workaholic que não nega trabalho algum, e passa a tarde inteira ensinando o usuário a mexer no word, deixando-o mal-acostumado.

Mas não é só por isso que o workaholic é odiado. Esse cara está sempre pronto para criticar quem tem desempenho de ser humano normal; só fala de trabalho em qualquer evento social a que compareça; e frequentemente vira um chefe carrasco .

Diz a lenda que as empresas atualmente estão procurando orientar os workaholics a buscarem equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. A não se sobrecarregarem de trabalho, para assim se concentrarem mais no que fazem e, portanto, produzirem mais.

No entanto, eu não sei onde estão essas empresas. Acredito que estejam no mesmo local em que aquelas com horário flexível, investimento na formação do funcionário, atividades recreativas, trabalho à distância, todas essas coisas que tanto se fala que estão na moda. Na prática, a esmagadora maioria das empresas quer mesmo é que todo mundo trabalhe 12 horas por dia sem pedir hora extra, e por vontade própria.

Tive uma namorada que só falava de trabalho. Desmarcava inúmeros encontros pra virar a noite fazendo o trabalho que outras pessoas não terminaram pelo absurdo de irem embora no fim do expediente.

Mas ela é que era feliz. Ela acordava pela manhã, e ia fazer o que lhe dava prazer! Passava o final de semana fazendo o mesmo que fazia nos dias úteis, porque isso que era importante para ela. Quantas pessoas você conhece que, na segunda-feira, já estão contando as horas para o fim-de-semana? Já essa moça não. Quanto mais demorar para chegar sexta, melhor. Dá para produzir mais.

Essas pessoas ganham dinheiro para fazer o que gostam. E o melhor: o que gostam de fazer dá dinheiro!

3 comentários:

Anônimo disse...

É como eu sempre digo, quando o prazer começa dar trabalho e o trabalho começa dar prazer… sinal vermelho! E por se tratar de vicio, dificilmente a pessoa irá reconhecer, ai entra a velha história... Se não aceita, não trata!
Quanto à namorada viciada em trabalho, incrível! ...namorei um cara igualzinho! Ouvi dizer que o mesmo continua viciado... Rsrs vai ver que ainda não conseguiu ver desta forma ainda.
Para finalizar, o trabalho enobrece o homem, porém o prazer em outras coisas, a vida social e um grande amor, lhe traz o combustível para tal!
Vale a pena refletir!
Abraços
Dani

Jully disse...

São felize e ganham muito dinheiros neh? ihihihihi....
bjinhus Marcinho.

Lucas disse...

Teu texto tão cada vez melhores, sei que teu tempo é curto, mas tente escrever mais pq ta muito bom!!!!
Abraçào!!
Lucas - SP