quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Trabalho infantil: a gente vê na TV


Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Mas não é o que se vê na TV. Por um lado, a exploração de meninos e meninas nas lavouras e carvoarias costuma ser condenada pela lei e pela opinião pública, em função das seqüelas que deixam em crianças e adolescentes; por outro, costuma-se aplaudir quando crianças - e até bebês - viram estrelas de novelas, programas e comerciais.
As consequências para os pequenos na programação comercial são diferentes do que para as crianças das lavouras, mas especialistas alertam que também há riscos para o desenvolvimento dos chamados astros-mirins.
No Brasil não existe regulamentação legal clara para atividades artísticas de meninos e meninas. Costuma-se levar em consideração o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho ), ratificada no Brasil, que permite à autoridade competente, no caso o Juizado de Menores, conceder, por meio de permissões individuais, exceções à proibição da lei.
As autorizações judiciais devem levar em conta o limite do número de horas trabalhadas e as condições em que essa atividade deve ser realizada. Com a falta de regulamentação legal, no entanto, cada juizado determina qual é a regra.
O Estatuto da Criança e do Adolescente admite a participação de crianças e adolescentes em espetáculos públicos e seus ensaios desde que a autoridade competente observe entre outros pontos, as peculiaridades locais e o tipo de freqüência habitual ao local.


Opinião:
Acredito que o que deve ser condenado são os excessos. Não deveria-se proibir o trabalho de menores de 16 anos (seja artístico ou não) e, sim, proibir o trabalho desumano, o trabalho por períodos prolongados, etc.
Quantas pessoas honestas, íntegras trabalharam em sua infância na roça, ajudando seus pais? Muitas dessas pessoas consideram o trabalho que tiveram em sua infância essencial para sua formação.
E, atualmente, que o trabalho infantil é proibido, quantas crianças/adolescentes andam armados, cometem crimes, aterrorizam a população, cometem crimes desumanos?
Será que essas crianças/adolescentes não agiriam de outra maneira se tivessem tido uma outra educação, tivesse tido um trabalho que ajudasse em sua formação?
Postando ouvindo: O Rappa, Meu Santo Tá Cansado - Album 7 Vezes (2008)

Nenhum comentário: