terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dalai Lama recebe prêmio de direitos humanos nos EUA


O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, recebeu o prêmio de Direitos Humanos Tom Lantos do Congresso americano, durante visita a Washington nesta terça-feira.

Na cerimônia, o líder tibetano disse que os Estados Unidos devem tomar atitudes em relação às pessoas necessitadas. “Todos eles são humanos. Vocês devem lembrar os princípios de seus ancestrais, de liberdade, igualdade e respeito. Eu penso que esses são valores humanos”.

Dalai Lama disse que estava muito emocionado em receber um prêmio com o nome de alguém que admirava tanto como Tom Lantos. O republicano defendeu temas ligados à área dos direitos humanos durante os 27 anos que esteve no congresso e era um dos sobreviventes do Holocausto.

Na medalha recebida por Dalai Lama, há a imagem de Tom Lantos, e no verso a frase ‘Os direitos de um são os direitos de todos’ (The rights of one are the rights of all).

Durante a cerimônia os americanos elogiaram o líder pelas frequentes mensagens de não-violência e de entendimento mútuo. “Dalai Lama é um dos mais importantes pacifistas da atualidade”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Nancy manifestou o desejo de que o governo chinês encontre uma solução pacífica sobre a região autônoma do Tibet.

Encontro com Obama

Pela primeira vez em 18 anos, Dalai Lama não se encontrará com um governante americano. Barack Obama decidiu se reunir primeiro com o presidente da China e, apenas, em dezembro, receber o líder religioso tibetano.
Fonte: Bandnews



"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
Dalai Lama

Nenhum comentário: