terça-feira, 22 de setembro de 2009

Metade do tráfego de voz será por celulares ou internet em 2013


Estudo divulgado nesta segunda-feira pela IDC América Latina (empresa de consultoria e conferências na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações) mostra que, até 2013, metade do tráfego de voz nas redes de telecomunicações na região será realizado por meio de celulares e internet.

Segundo a pesquisa, o segmento empresarial vai liderar a adoção da telefonia via IP (protocolo de dados pela web) no mercado da região.

Dados de 2008 mostram que hoje essas redes chegam a 34% do tráfego, sendo 31% de conexões móveis e 3% nas redes IP.

Ainda de acordo com a consultoria, o mercado consumidor deve preferir substituir a telefonia fixa pela móvel. Na América Latina, os líderes de usuários do VoIP são Chile e México, enquanto Colômbia e Venezuela registraram níveis mais elevados de crescimento nas redes de telefoniva móvel.

Mas as redes de celular, como a GSM e a 3G, também prometem um crescimento em tráfego de dados. O estudo mostrou que as empresas devem usar cada vez mais aplicativos como o e-mail corporativo, intranet, entre outras ferramentas. Já o consumidor tende a aumentar o consumo de entretenimento como vídeos, jogos e ringtones. Hoje, apenas 6% dos gastos nas redes móveis se referem a esse tipo de serviço, sendo que 59% dos correspondem a torpedos.
Fonte: ebnd

Nenhum comentário: