quinta-feira, 11 de junho de 2009

Rainha do Blues Koko Taylor morre aos 80 anos


Faleceu no último dia 03, a famosa cantora de blues de Chicago, Koko Taylor, aos 80 anos de idade, vítima de complicações de uma cirurgia gastro-intestinal realizada no dia 19 de maio
.
Taylor sempre disse que esperava falecer no palco, fazendo o que mais amava: cantando blues. Ela quase conseguiu realizar seu desejo. Sua última apresentação ocorreu no Blues Music Awards, menos de 4 semanas antes de se internar para fazer a cirurgia.

Koko Taylor, cujo nome de batismo era Cora Walton, nasceu no Tennessee, em Memphis, mas se mudou para Chicago no início dos anos 1950. Ainda nesta década, começou a cantar em clubs de blues da cidade quando, em meados dos anos 1960, através de Willie Dixon, assinou contrato com a Chess Records para gravar o seu primeiro single “Wang Dang Doodle”, que já havia feito sucesso na poderosa voz de Howlin’ Wolf cinco anos antes.
A partir de então, conseguiu gravar alguns sucessos que atingiram o topo das paradas do R&B, a maioria canções escritas por Dixon e alguns covers. Turnês dentro dos Estados Unidos no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970 angariaram inúmeros fãs. Em 1975, Taylor assinou contrato com a gravadora Alligator Records, gravando nove álbuns, dos quais oito foram indicados ao Grammy, tornando-se um ícone no cenário feminino de artistas do blues.

Koko Taylor nunca se deixou levar pelo estilo de vida de outros artistas do blues, regado a muita bebida e drogas. Ela devotou sua vida ao blues e, dessa forma, serviu de influência para grandes cantoras como Bonnie Raitt, Shemekia Copeland, Janis Joplin, e Susan Tedeschi.


O video acima é Let The Good Times Roll, apresentação de 1987 no Philadelphia Folk Festival.
Fonte: SBB

Nenhum comentário: