segunda-feira, 17 de maio de 2010

Morre Ronnie James Dio, ex vocalista do Black Sabbath

Dono de uma das vozes mais potentes e emblemáticas do rock, Ronnie James Dio morreu na manhã deste domingo, aos 67 anos, de câncer no estômago. No ano passado, logo depois de encerrar uma turnê ao lado do Heaven And Hell, composto por membros do Black Sabbath, Dio havia revelado que estava com a doença.

Em uma mensagem postada no site oficial do cantor, a mulher dele, Wendy, agradeceu o apoio dos fãs, afirmou que Dio os amava e atestou que a música feita por ele vai viver eternamente.

O vocalista liderou o Rainbow, de 1975 a 1979, ao lado de Ritchie Blackmore (Deep Purple). Depois substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath para gravar o lendário álbum Heaven And Hell, em 1980. A partir de 1982, seguiu em carreira solo como líder do Dio, antes de reunir-se aos ex-integrantes do Black Sabbath para se apresentar sob a alcunha Heaven And Hell. Na banda, que passou pelo Brasil em maio de 2009, Dio era acompanhado por Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Appice.

Dio, cujo nome é Ronald James Padavona, nasceu em Portsmouth, em New Hampshire, em julho de 1942, e cresceu em Nova York. Dio foi também o principal responsável por popularizar os chifrinhos feitos com as mãos como uma marca registrada do heavy metal. Segundo o vocalista, o sinal era usado por sua avó, uma italiana, para afastar o mau olhado. Em suas mãos e nas dos fãs, o gesto acabou se tornando o símbolo de um movimento musical.
Leia amanhã a biografia de Ronnie James Dio

Nenhum comentário: