Já havia visto a pasta de dente “Clest”, vendida numa desorientadora embalagem azul e vermelho e, outro dia, encontrei uma loja de fast-food batizada de “King Duck Fried” . Na semana passada, fui a um shopping center perto do hotel onde estou hospedada e havia lá uma loja de roupas femininas chamada “Zahara” – o logo, claro, era igualzinho ao da cadeia espanhola.
Desde o início dos anos 2000, o governo chinês, não exatamente por vontade própria, divulgou que passaria a apertar o cerco contra os falsificadores de mercadorias. Nas escolas, os professores agora ensinam que cópias são “desprezíveis e ilegais”. Como se trata de um conceito novo na China, principalmente os mais velhos continuam comprando DVDs piratas – ainda que, algumas vezes, escondido dos filhos.
O fato é que, apesar das declarações em contrário, o país continua fazendo vista grossa para a pirataria e a cópia descarada.
A marca ao lado, por exemplo, lembra alguma coisa?
Pois é o logo da Li Ning, uma cadeia de artigos esportivos muito popular na China. Seu dono é o ex-ginasta campeão escolhido para andar pelas paredes do Ninho de Pássaro e acender a tocha olímpica na cerimônia de abertura da Olimpíada.
O bem-relacionado senhor Li Ning tem perto de 4 mil pontos de venda da marca espalhados pelo país. E pensar que a Adidas pagou 80 milhões de dólares para ser a principal patrocinadora dos Jogos.
Thaís Oyama
Desde o início dos anos 2000, o governo chinês, não exatamente por vontade própria, divulgou que passaria a apertar o cerco contra os falsificadores de mercadorias. Nas escolas, os professores agora ensinam que cópias são “desprezíveis e ilegais”. Como se trata de um conceito novo na China, principalmente os mais velhos continuam comprando DVDs piratas – ainda que, algumas vezes, escondido dos filhos.
O fato é que, apesar das declarações em contrário, o país continua fazendo vista grossa para a pirataria e a cópia descarada.
A marca ao lado, por exemplo, lembra alguma coisa?
Pois é o logo da Li Ning, uma cadeia de artigos esportivos muito popular na China. Seu dono é o ex-ginasta campeão escolhido para andar pelas paredes do Ninho de Pássaro e acender a tocha olímpica na cerimônia de abertura da Olimpíada.
O bem-relacionado senhor Li Ning tem perto de 4 mil pontos de venda da marca espalhados pelo país. E pensar que a Adidas pagou 80 milhões de dólares para ser a principal patrocinadora dos Jogos.
Thaís Oyama
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